top of page

Sobre:

No Olho da Rodô é uma radionovela escrita em 2021, durante o mestrado em Artes Cênicas (UnB) de Naiara Lira, quando ministrou a disciplina Técnicas Experimentais em Artes Cênicas (TEAC): Investigação da Memória e Identidade Negras para a Cena para a graduação.

Com o objetivo de viabilizar sua pesquisa, em um grupo de facebook, a então mestranda solicitou que alunos não negros deixassem de se matricular na disciplina, o que gerou grande repercursão envolvendo a reitoria, o Instituto de Artes da UnB (IDA), a coordenação do curso de Pós-graduação em Artes Cênicas, além da orientadora de Naiara e do jornal Metrópoles. Tudo porque a branquitude não aceita ficar de fora de nada. Leia
aqui a matéria completa no Metrópoles.  

A dramaturgia da radionovela foi construída durante processo criativo coletivo da turma e dirigida por Naiara. Para saber mais sobre a disciplina, leia 
aqui 
o capítulo 3 da dissertação A Raiva como Afeto.

Posteriormente, um projeto de gravação da radionovela foi submetido ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do DF e foi contemplado. No entanto, da turma de 12 integrantes, apenas 5 conseguiram participar das gravações: Aqualtune, Diadorim Silva, Glau Soares, Marconi Cristino e Richarde. Ísis Zavlyn fez uma participação especial no capítulo 3 e nas fotos, assinadas por Marconi Cristino.

O projeto conta com imagens dos personagens distribuídas no formato lambe pelas rotas entre a Rodoviária do Plano Piloto em Brasília e três cidades: Gama (BRT), Planaltina (ônibus) e Ceilândia (Metrô).


Em 1º de março de 2025 o programa estreou na Rádio Cultura FM 100,9 Brasília durante a 4ª Temporada do programa Pretinhosidade. No Olho da Rodô tem 1h de duração dividida em 6 episódios de certa de 10 minutos cada e está disponível também em um único áudio. 

Ficha Técnica

Elenco:

Amigo do Zap - Aqualtune

Apolinário - Marconi Cristino

Catarina - Aqualtune

Érica - Glau Soares

Ísis Zavlyn - Cantora (participação especial)

Ives - Marconi Cristino

Manu - Diadorim Silva

Metrô - Richarde

Ônibus 110 - Glau Soares

Paulo - Richarde

Performer 1 - Diadorim

Performer 2 - Aqualtune

Rodoviária - Naiara Lira

Vendedores - Richarde e Marconi

Yalodê - Glau Soares

Senhora cabo verde - Aqualtune

Dramaturgia: Criação coletiva em processo criativo da disciplina TEAC 1: Investigação da Memória e Identidade Negras para a Cena, ofertada pela então mestranda Naiara Lira sob orientação da professora doutoura Sulian Vieira, no departamento de graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília no 2º/2020 a saber:
Aqualtune, Davi Freitas, Diadorim Silva, Glau Soares, Joana Carvalho, Leonardo Souza, Marconi Cristino, Nyna Cardoso, Rafael Kuffmann e Richarde.


Direção: Naiara Lira

 
Fotografias: Marconi Cristino

Preparação vocal: Sulian Vieira

Gravação e edição: Estúdio Formigueiro (Guará - DF)

Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal

bottom of page